19 Ago 2019 | HRS

Com diversas vertentes de atuação, área de recursos humanos procura profissionais conectados


Alunos do Curso Técnico em Recursos Humanos do Senac Guaratinguetá em simulação de um processo seletivo 

 

A desaceleração da economia brasileira fez com que grandes companhias freassem novos investimentos, tornando difícil manter o quadro de funcionários motivado. Ao mesmo tempo, o papel dos recursos humanos ganhou destaque nas empresas no desenvolvimento das equipes, para que elas contribuam com resultados cada vez mais assertivos. A área se especializou em melhorar o desempenho interno por meio do recrutamento e seleção, motivar colaboradores usando a política de cargos e salários, e estimular o engajamento relacionando-o a crenças e valores do colaborador, criando propósitos de valor.

Dalva Maria Ribeiro de Souza, docente da área de gestão e negócios do Senac Guaratinguetá, explica que as empresas também passaram a atrair profissionais autônomos, empreendedores e otimistas para o time. "O contexto que estamos vivendo é dinâmico e veloz, o profissional deve estar em constante evolução para atender a essa demanda tão ampla e diversificada. Conhecer as ferramentas tecnológicas, ter capacidade de resolver problemas, ser ágil nos processos, respeitar a liderança situacional, gerir o tempo e comunicar-se em todos os espectros são habilidades essenciais”, explica.

O novo perfil de colaborador precisa estar conectado, acompanhando os avanços tecnológicos que impactam todos os aspectos da vida cotidiana, inclusive na automatização dos recursos humanos. “Atualmente, as atividades exigem do funcionário desenvoltura com ferramentas digitais para criar relatórios de indicadores, verificando custos-benefícios para os processos de RH; analisar a qualidade nos processos; substituir processos antiquados por processos novos; rapidez para repensar as estratégias; e redução de custos”, garante Dalva.

A docente também destaca que os profissionais passam a ser menos operacionais e mais estratégicos. “O futuro já chegou e o foco dos recursos humanos é nas pessoas e nas novas tendências da gestão de pessoas, como o recrutamento digital, treinamentos on-line e uso de games para capacitação. Os softwares de gestão ajudam a analisar taxas de rotatividade, absenteísmo e motivação das equipes, facilitando o acesso aos dados e uma melhoria na tomada de decisão."

Formação profissional

Considerada uma área versátil e fortalecida pelo cenário econômico atual, os profissionais de recursos humanos podem atuar em diferentes funções, como: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; cargos, salários e benefícios; departamento pessoal; avaliação de desempenho; saúde e segurança; e relações sindicais.

Para os interessados em trabalhar no segmento ou conhecer mais sobre essa área, o Senac Guaratinguetá está com inscrições abertas para os cursos de Desenvolvimento de Liderança; Formação de Analista de Recursos Humanos.

 

Desenvolvimento de Liderança
Data: 30 de agosto a 27 de setembro de 2019
Horário: às sextas-feiras, das 8 às 12 horas

 

Formação de Analista de Recursos Humanos
Data: 30 de Outubro a 17 de Dezembro de 2019
Horário: De Segunda a Sexta-feira, dàs 19h às 22h

 

Para obter mais informações e fazer inscrição, acesse o Portal Senac (www.sp.senac.br/guaratingueta) ou procure a unidade, que fica na Avenida Dr. João Baptista Rangel de Camargo, 50 – Centro – Guaratinguetá/SP.

Voltar