20 Dez 2017 | HRS

Conheça 3 aspectos mais subjetivos que precisam ser considerados antes da contratação de um fornecedor


Se o preço é bom, a qualidade do produto também, a capacidade de fornecimento e o compromisso com os prazos são satisfatórios, você pode continuar a avaliação do fornecedor, analisando questões que podem comprometer a relação entre vocês depois que o serviço já estiver contratado. 

Por exemplo, você pode ter encontrado um fornecedor que atendeu aos requisitos iniciais, mas depois que o fornecimento estiver em andamento perceber que a comunicação entre vocês é inaceitavelmente pobre e truncada ou até que o fornecedor não está alinhado com a cultura da sua empresa.

 

Confira a seguir 3 aspectos que precisam ser considerados antes da contratação para que não dê problema depois:

01. Cultura das empresas

As melhores relações comerciais são baseadas em valores de correspondência que se aproximam. É por isso que a visão da cultura de negócios do fornecedor é importante. Por exemplo, você tem uma empresa comprometida com a sustentabilidade e lá na frente descobre que o seu fornecedor não cumpre as determinações ambientais do setor em que ele atua.

02. Relacionamento

Consulte como o fornecedor planeja manter contato com você. Tente alinhar as abordagens de comunicação sugeridas por ele aos seus processo de atuação do dia a dia. Também é importante descobrir como o fornecedor irá lidar com as comunicações quando for necessário gerenciar uma crise.

03. Consistência

Ninguém pode ser perfeito o tempo todo. No entanto, o fornecedor deve ter processos ou procedimentos em vigor para garantir consistência. Pergunte a este fornecedor sobre sua abordagem e tente obter uma demonstração e/ou produto de teste.

 

Conte com a ajuda do SCPC

Produto da Boa Vista Serviços, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) oferece, entre outros serviços, planos de análise e verificação de crédito de pessoas jurídicas.

O plano “Família Acerta Completo” é um produto focado na verificação de crédito pensado também para fornecer todas as informações pertinentes sobre Pessoas Jurídicas. Com o “Consulte PJ”, é possível checar os seguintes dados:

- Informações de identificação e de localização

- Quadro societário resumido

- Pendências e restrições financeiras

- Cheques sem fundos

- Protestos

- Recuperações, falências e ações judiciais

 

Fonte: ACSP

Voltar