13 Jan 2017 | HRS

Copom reduz a taxa Selic em 0,75% ponto percentual


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu na última quarta-feira (11), por unanimidade, reduzir a taxa Selic em 0,75 ponto percentual (pp), de 13,75% para 13% ao ano, sem viés.

Para o diretor financeiro da ACE Guaratinguetá, Ricardo Teberga, a medida adotada pelo Banco Central já era esperada. “Nós já esperávamos esse corte de 0,75%, devido ao cenário com processo de desinflação mais disseminado e as atividades econômicas abaixo do esperado.”, diz Teberga. “Com o atual desempenho das atividades econômicas, é preciso reduzir os juros e permitir o crédito para estimular o consumo. Com juros altos ninguém acessa crédito, nem o empresário para investir nem o consumidor para gastar.”, explica o diretor financeiro da ACE Guaratinguetá.

Segundo uma pesquisa da Broadcast Projeções, divulgada pelo Diário do Comércio, de 71 instituições financeiras consultadas, apenas 5 esperavam essa redução de 0,75 pp; 65 esperavam corte de 0,50 pp e 1 esperava corte de 0,25 pp.

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, o Banco Central acertou em sua decisão, reduzindo a taxa básica de juros de maneira mais significativa. “Aparentemente, ele se sente seguro em perseguir uma política de recuperação da atividade econômica e do emprego mais intensa”, diz Burti.

O diretor financeiro da ACE Guaratinguetá também avalia de forma positiva e elogia a decisão do BC, mas destaca que ainda tem outras medidas a serem tomadas pela frente, como a contensão de gastos do governo, o equilíbrio das contas públicas, os ajustes fiscais, entre outros.

Confira o comunicado divulgado pelo Banco Central após a reunião do Comitê de Política Monetária.

Voltar