01 Nov 2017 | HRS

O estresse no ambiente de trabalho. Como o empresário pode se prevenir de prejuízos investindo em Segurança do Trabalho?


Na próxima terça-feira (07/11), a Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá (ACEG), em parceria com a Semetra, realizará uma palestra sobre o estresse no ambiente de trabalho.

Como o empresário pode se prevenir de prejuízos investindo em Segurança do Trabalho? O palestrante Gilson C. Galhardo explicará durante a palestra gratuita, que acontecerá no Salão da ACEG – Rua 9 de Julho, 127 – Centro.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do link https://www.aceguaratingueta.com.br/inscricao-eventos

 

Artigo: Estresse e trabalho

A relação do homem com o trabalho nunca foi fácil, até mesmo a etimologia da palavra denota algo penoso e, até mesmo, indesejado (“tripalium”, instrumento de tortura feito com três paus) (RODRIGUES, ALVARO, RONDINA, 2006).

Trabalhar ou não, não é mais uma opção na vida da maioria das pessoas, é preciso que todos façam alguma coisa que traga retorno financeiro para que possam sobreviver e é muito difícil quem consegue trabalhar e ter prazer ao mesmo tempo.

Dejours (1998) afirma que as relações de trabalho, dentro das organizações, frequentemente, despojam o trabalhador de sua subjetividade, excluindo o sujeito e fazendo do homem uma vítima do seu trabalho. A insatisfação com o trabalho faz com que o homem adquira cada vez mais problemas, colocando assim, sua saúde e sua vida em risco.

Um dos problemas que pode surgir é o estresse e, através dele, muitos outros podem vir à tona, como: depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, etc. (é bom ressaltar que os diversos problemas de saúde que o estresse pode causar, não aparecerão se a pessoa não tiver pré-disposição para desenvolvê-los).

São muitos os fatores que podem acarretar o estresse no ambiente de trabalho, sendo eles: insatisfação com a atividade laboral, condições de trabalho indignas, pressão, falta de reconhecimento, falta de comunicação, competividade, divergência de opinião, caráter e moral, medo de perder o emprego, críticas destrutivas, etc.

Às vezes, as pessoas confundem o estresse com cansaço, o cansaço uma noite de sono bem dormida resolve ou talvez uns dias de descanso, porém, quando a pessoa está estressada isso não acontece, ela não consegue relaxar nem se desligar dos problemas do trabalho, a cabeça fica a mil e os pensamentos não param.

Como fazer para perceber o estresse? Somente o próprio trabalhador poderá conhecer seu limite e, para isso, é preciso que se conheça e que se mantenha atento aos sinais que podem ser: hipertensão, gastrite, fadiga, distúrbios do sono, doenças cardiovasculares, etc.

Camila Miranda
Psicóloga
Terapia Cognitivo - Comportamental
CRP 06/125040

 

Voltar