17 Out 2018 | HRS

Operação Campo Limpo continua em Guaratinguetá e região


Nessa semana, produtores rurais da região devem devolver as embalagens vazias de defensivos agrícolas durante a “Operação Campo Limpo”, que acontece nesta quarta-feira (17) em Guaratinguetá, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Agricultura, localizada na Rua Alberto Barbeta, nº 1400, bairro Jardim Coelho Neto.

De acordo com a Lei Federal, todas as embalagens desse tipo de insumo devem ser encaminhadas para pontos de descartes autorizados, em até um ano após a compra do produto, para evitar riscos de contaminação ambiental. As ações são promovidas pela Associação Agropecuária de Guaratinguetá e a Cooperativa de Laticínios Serramar, com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPev) e a Prefeitura da cidade.

Lembre-se: para efetuar a entrega, é preciso apresentar CNPJ, Inscrição Estadual, nome completo e endereço da propriedade. Além disso, as embalagens devem estar vazias, perfuradas e, no caso de produtos líquidos, passar pela tríplice lavagem.

Em Lagoinha, coleta aconteceu nessa terça-feira (16).

 

Gedave monitora cadeia de agroquímicos

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo implantou, neste ano, o monitoramento de toda a cadeia de agroquímicos e afins, por meio do Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave). O controle será executado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da secretaria, em todo o estado, para impedir o comércio e o uso de produtos ilegais, que podem causar danos ao meio ambiente e a quem aplica.

Obrigações do produtor

O agropecuarista só conseguirá comprar os defensivos agrícolas após ter cadastro ativo junto ao Gedave. Após cada compra, será necessário declarar no sistema o uso do produto e devolver as embalagens vazias e sobras do produto, conforme recomendação do fabricante. O passo a passo do cadastramento se encontra no site www.defesa.agricultura.sp.gov.br, na aba Serviços.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Agropecuária de Guaratinguetá

Voltar