29 Nov 2017 | HRS

Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo comenta cases de Pão de Açúcar, Tesla e Alibaba


O presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, fez palestra nesta quinta-feira (23/11) durante o 18º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em Atibaia.

De acordo com ele, hoje o celular é praticamente um instrumento de cidadania, sem o qual não será possível consumir. “Estamos muito próximos de uma transformação que já passou por muitas coisas. A próxima grande transformação será a forma como pagamos as coisas”, disse Terra.

O presidente da SBVC citou como exemplo o Grupo Pão de Açúcar, que lançou neste ano o aplicativo Meu Desconto, por meio do qual os clientes da rede varejista recebem em seus celulares descontos exclusivos de acordo com seus hábitos de consumo. Quem adquire muita cerveja recebe mais e melhores descontos sobre produtos do tipo, assim como quem é vegetariano é notificado sobre promoções referentes a seu modo de vida. “Cada vez mais o relacionamento do comércio de vocês será via smartphone das pessoas por meio de um aplicativo”, decretou Terra, chamando a atenção para o fato de que uma das maiores companhias nacionais já está botando boa parte de suas fichas no relacionamento via aplicativo.

De acordo com dados do Google apresentados pelo palestrante, 42% das pessoas já usam celulares dentro das lojas para pesquisar preços e informações. O presidente da SBVC afirmou, porém, que reconhece que o fato de o consumidor estar mais digital não significa que ele está mais sofisticado: é somente uma nova forma de comprar. “Para este novo consumidor”, disse Terra, “não existem canais, existem marcas”. Em outras palavras, é um consumidor que não entende limitações entre os online e offline, acrescentou ele.  

Outro exemplo destacado por Terra, desta vez no setor da indústria, foi o da montadora Tesla, uma companhia que tem revolucionado o mercado automobilístico em pouquíssimo tempo. “Uma empresa que só fabrica carros elétricos, só tem três modelos e vale mais do que um dos ícones de nossa economia moderna. Se isso não é disruptivo, eu não sei o que é”.

Outro case que chama a atenção de Terra é o do Alibaba, maior e-commerce da China e que utiliza drones para entregar produtos aos consumidores. “Esse tipo de coisa é que vai fazer o comércio eletrônico crescer”, disse, em relação à aplicação das novas tecnologias. Ele também citou o exemplo dos óculos de realidade virtual, que têm permitido uma experiência de maior imersão do consumidor com os produtos das lojas.

O 18º Congresso Facesp tem apoio do Sebrae-SP e do Instituto Talentos e patrocínio de: Boa Vista SCPC, Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Bradesco, Certisign, Sicoob Paulista, Vivo Empresas e Correios. Mais informações: www.congressofacesp.com.br

 

Fonte: ACSP

 

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