22 Dez 2017 | HRS

Seja muito bem vindo, 2018!


Enfim, após um período de crise profunda do país, começaremos um ano com uma alta expectativa no Brasil, sob o ponto de vista econômico. Em verdade, a retomada econômica que em 2017 já mostrou as caras, em 2018 se consolidará e nos trará resultados positivos. Não obstante aos grandes eventos que teremos (Copa do Mundo de Futebol e Eleições Presidenciais), iremos ver no país, salvo acontecimentos extraordinários que mudem os rumos, um cenário de aquecimento e crescimento.

No âmbito Político, embora tenhamos indefinições de quem poderá ser o novo presidente do país, não acredito em mudanças radicais pois, depois de um período farto de assistencialismo e estado forte, o dinheiro acabou e é necessário que o estado se reduza, aumentando a participação da iniciativa privada nos segmentos de negócios. Assim, o que deve prevalecer é a busca pela diminuição dos gastos públicos e possível auxílio para o desenvolvimento da economia, porém, sem maluquices e de maneira mais responsável.

No ambiente econômico os indicadores de desemprego estão melhorando, a inflação está controlada, a confiança do consumidor e do empresariado em alta, há muita capacidade ociosa que foi gerada pela crise e que pode fazer as empresas voltarem a produzir sem maiores investimentos em ativos físicos, o endividamento das famílias está em queda e assim, outros diversos fatores e dados, nos mostram que 2018 tem um belo cenário, para trazer um período de bons negócios aos empresários e empresas da região.

No plano social, as pessoas estão cada vez mais conectadas e empoderadas, tendo para cada produto/serviço a ser consumido uma infinidade de opções, sejam locais ou sejam de outros lugares, via e-commerce e web. Além disso, o consumidor continuará a ser cada vez mais exigente, querendo o máximo de qualidade, atendimento e respeito, não tolerando serviços “meia boca”. Vale ressaltar ainda que a sociedade hoje em dia abomina perder tempo, ou ser obrigada a aceitar condições para consumir, ou seja, quer comprar a hora que quiser/puder, como quiser e onde quiser, e são as empresas que terão de tentar, de alguma forma, se adaptar.

No ambiente tecnológico, as redes sociais continuarão em alta, com o destaque para o WhatsApp e Instagram que crescerão mais e passarão a ser mais usados para fins de consumo. O FACEBOOK continua forte, mas vejo em período de estagnação. Além disso, os Aplicativos devem continuar facilitando a vida dos consumidores, desde a compra de comidas, como o IFOOD, até ao comparativo de preços como o BUSCAPÉ, vale a pena pensar em como tirar proveito disso.

De uma maneira geral, pode-se afirmar que 2018 será um belo ano e com ótimas perspectivas, porém, é provável que nem todas as empresas consigam aproveitar esse cenário positivo. Algumas organizações/segmentos, estão atravessando não somente uma crise econômica (conjuntural), mas sobretudo, uma crise estrutural, onde a soma de tecnologia e novos hábitos de vida e consumo, estão fazendo com que negócios consagrados tenham dificuldade de se manter. Exemplos podem ser vistos nos segmentos de Varejo Físico (perdendo espaço para as lojas online), Hotéis (perdendo clientes para aplicativos como Air BNB), setor de vendas de automóveis (pessoas comprando e usando menos carros), setores ligados ao segmento automotivo, tais como Postos de combustíveis, lojas de autopeças, etc.

O ano de 2018 trará oportunidades, mas somente aproveitará quem de fato estiver preparado. Assim, para que você possa crescer e fazer com que sua empresa se desenvolva, valem algumas dicas para o seu planejamento:

  • (Re)Conheça seu Cliente! Quem de fato é o seu cliente?
    • Você realmente sabe? Ele mudou nos últimos anos? O nosso comportamento está completamente alterado, somos muito diferentes do que éramos 5 anos atrás, lembre-se disso!
  • Saiba o que há de novo, no âmbito tecnológico, em seu segmento!
    • Existe alguma nova tecnologia que possa entrar e te afetar em seu negócio? Não subestime o poder da tecnologia, se ela puder chegar, ela chegará e mudará o jogo!
  • Acelere em seus investimentos, mas não se enforque!
    • Muitas empresas estão definhando porque não querem investir, numa tentativa de preservar o caixa, porém, essa atitude está fazendo a empresa viver o hoje, mas não chegar amanhã. Portanto, sem loucuras e devaneios, INVISTA no seu negócio, essa é a hora!
  • INOVE!
    • Nunca foi tão necessário inovar e criar diferenciais que sejam eficazes para este novo consumidor, que é mais empoderado, que possui diversas opções de compras, que é extremamente conectado e ligado nas novidades tecnológicas e globais que surgem. Fazer mais do mesmo não te levará para lugar nenhum.
  • Forme um bom time de colaboradores!
    • Por mais que a tecnologia substitua o homem em várias etapas do processo, são as pessoas quem entregam resultados e fazem a diferença nas empresas. Tenha um time de primeira classe, se necessário, invista no desenvolvimento de seus colaboradores, seus clientes agradecerão!
  • Fortaleça sua MARCA!
    •  Em verdade, o que realmente existe nas empresas é a marca que ela carrega. Se por ventura o prédio central do ITAÚ pegasse fogo e grande parte de seu patrimônio fosse queimado ele, embora tivesse prejuízos financeiros, não teria tantas dificuldades de se reestabelecer; agora imagine se o mesmo ITAÚ fosse flagrado utilizando de práticas ilícitas com seus clientes...possivelmente seria o fim. Então, cuide de sua marca. Utilize de comunicação eficaz e faça com que as ações e os atos da empresa sejam coerentes com o que se propaga, é assim que se constrói uma marca forte.
  • Seja HUMILDE!
    • Uma das características mais importantes para um líder é a humildade. A humildade de reconhecer que não sabe tudo e saber pedir ajuda quando necessário. Pode ser a ajuda de um colaborador, de um parceiro de negócios, de um consultor, ou mesmo de um amigo, mas é fato que, se necessário for, recorra a quem entende do assunto e resolva a questão, ao invés de bancar o “durão” e perder tempo, dinheiro e energia. Estamos na era da colaboração, quem souber aproveitar isso e sair da sua zona de conforto, levará vantagem.

Claro que existem outras dezenas de dicas de ordem operacional que poderiam ser dadas, como ter cuidado com as margens, desenhar melhores processos, gerar ganhos de eficiência, analisar concorrência, realizar mais promoções e assim por diante, mas acredito que nada disso adiantará se a empresa não estiver ajustada para o cenário que enfrentará, será um processo de vencer uma batalha, mas perder a guerra.

Assim, se você deseja que sua organização seja crescente, eficaz, sustentável e duradoura, encare 2018 como o ano da estratégia, o ano que você vai compreender de fato, qual é o “novo jogo” que está em curso, e não somente se alinhar utilizando as regras de um jogo que hoje não se joga mais. Novas empresas estão chegando a todo momento, STARTUPS e empresas com novos modelos de negócios, muito mais alinhados com a realidade atual estão entrando em campo, cabe a você decidir como vai encarar essa batalha.

Um FELIZ 2018 a todos, espero e torço para que suas empresas e suas carreiras e vidas, sejam repletas de felicidades e realizações e que, de fato, seja um EXCEPCIONAL ANO NOVO!!!

 

Marcos A. Corrêa

Consultor de Empresas e Professor Universitário;

É Consultor responsável pelo Madia Business Club (MBC) do Vale do Paraíba; Proprietário da Empresa QI – Treinamento e Consultoria e;                   

Professor universitário e coordenador de cursos de MBA do Centro UNISAL de Lorena.

Contato: marcos@qiconsultoria.net

Tel: (12) 98127 6406

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