09 Mai 2018 | HRS

Segmento de vestuário sai à frente nas vendas para o Dia das Mães, prevê pesquisa


Neste ano, mais brasileiros comprarão presentes de Dias das Mães. Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 51% dos consumidores têm intenção de presentear as mães, contra 47% na sondagem do ano passado. Os que não deverão comprar somaram 46%, ante 49% em 2017. Já dos entrevistados 4% não sabem ou não responderam (3% na pesquisa passada). A pesquisa foi feita pelo Instituto Ipsos em todas as regiões do Brasil entre os dias 1º e 15 de abril.

“Mesmo que o frio não venha até o Dia das Mães, as áreas de vestuário e calçados serão as mais beneficiadas, são os produtos que lideram a lista de presentes da nossa pesquisa”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O levantamento mostra que, do universo de brasileiros que presenteará as mães, 39% vão optar por roupa, sapato, bolsa ou acessórios, um aumento em relação a 2017 (34%).  

Com 22% da preferência, o item joia/bijuteria/perfume/cosmético está em segundo lugar no ranking de presentes; no ano passado, eram 23%.

A parcela de indecisos aumentou de 26% na pesquisa do ano passado para 29% na sondagem de 2018. “Isso reforça a ideia de que é essencial que os lojistas façam liquidações, promoções e divulguem boas ofertas, para atrair a atenção desses consumidores que ainda não sabem o que vão comprar”, aconselha Burti.

Na terceira posição das intenções de compra, as flores e os eletrodomésticos ficaram empatados com 6% cada. O detalhe é que, enquanto as flores caíram em relação ao ano passado (9%), a segunda categoria cresceu em 2017, 4% pretendiam adquirir eletrodoméstico.

Isso significa que a melhora da conjuntura econômica propiciou juros mais baixos e prazos mais longos, colocando os itens de maior valor de volta à cesta de compras dos brasileiros neste Dia das Mães.

Reforça essa tendência a queda dos “presentinhos”: chocolate e bombom, que era a predileção de 2% dos entrevistados em 2017, desta vez ficou em 0%. “O consumidor está propenso a gastar um pouco mais neste Dia das Mães”, conclui o presidente da ACSP.

Pretende comprar presente?

2018

2017

Não

46%

49%

Sim

51%

47%

Não sabe/não respondeu

4%

3%

(Fonte: Facesp)

PRESENTE

2018

2017

Roupa/calçado/bolsa/acessório

39%

34%

Joia/bijuteria/perfume/cosmético

22%

23%

Flor

6%

9%

Celular

2%

4%

Eletrodoméstico

6%

4%

Chocolate/bombom

0%

2%

Indecisos

29%

26%

(Fonte: Facesp)

 

Vendas em Guaratinguetá

(Crédito: Victor Montenegro)

 

Os consumidores da cidade seguem o apontamento da Facesp: lojistas de alguns segmentos vão se beneficiar mais. Em pesquisa realizada na manhã desta quarta-feira (09) pela ACE Guaratinguetá, a maioria dos entrevistados respondeu que pretende comprar algum presente, somando 95%. A pesquisa conversou com 44 pessoas, entre 18 e 57 anos, sendo maioria mulher, em período de uma hora no Centro Comercial. 

O segmento Vestuário saiu em disparada dentre os 8 itens: 41% dos entrevistados. Em segundo lugar ficou o item Cosméticos, com 20%. Em outras temporadas, o item "utensílios domésticos" teve maior porcentagem; este ano, representa 2% dos entrevistados.

Em relação a valor investido de presentes de Dia das Mães, a maioria pretende gastar até R$ 200,00. Em segundo lugar, o ticket médio é de até R$ 100,00. Apenas 2% dos entrevistados pretende investir mais de mil reais em presentes. Esta é uma sinalização de que o comércio pode ter boas expectativas para esta data comemorativa.

 

Fontes: Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) / ACE Guaratinguetá

Voltar