01 Fev 2017 | HRS

Feira do Empreendedor: uma cidade inteira para negócios


 

A Feira do Empreendedor, do Sebrae-SP, chega renovada e ainda mais atrativa em 2017. A próxima edição, que ocorre de 18 a 21 de fevereiro no Anhembi, será a primeira temática: o público vai encontrar a “Cidade Empreendedora”, onde estarão reproduzidos diversos tipos de negócios, existentes em qualquer cidade, montados da maneira ideal. Com esse formato, quem empreende ou pretende empreender terá uma experiência ainda mais rica para incorporar ao seu dia a dia profissional e aumentar as chances de sucesso.

Os visitantes também poderão participar de palestras e consultorias abrangendo temas como marketing, finanças, tendências, inovação, exportação, etc. A Feira é uma oportunidade de negócios, conhecimento e informação para o empreendedor.

O evento será realizado em uma área de 40 mil metros quadrados com uma estrutura planejada para ambientar um município. Haverá um centro comercial com 424 estandes de expositores (20% mais do que em 2016) outros 22 de patrocinadores, além de sinalização com placas de rua, postes e faixas. A previsão é que 150 mil pessoas passem pela Feira nos quatro dias e sejam fechados R$ 20 milhões em negócios (na última edição foram 133 mil pessoas e R$ 15,5 milhões, respectivamente).

“Empreendimento de sucesso é aquele que busca sempre a inovação e cria oportunidades de lucrar no presente e no futuro. Estamos atentos a tudo isso e a feira vai ser uma vitrine das novidades que estamos colocando no mercado, como serviços que integram conhecimento, orientação e inovação por meio da experimentação. Queremos que o público vivencie os conceitos de gestão de empresas na prática, saindo de lá não somente com boas ideias, mas com práticas de excelência”, afirma o presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf.

“A cada edição da Feira são feitos aprimoramentos e a ideia da versão temática de 2017 surgiu do sucesso que as lojas temáticas fizeram nos anos anteriores. Isso significa que o público se identifica com tais espaços porque vê refletidos neles os negócios que querem montar, ou no caso dos que já atuam naquele segmento, a fonte de inspiração para melhorias e, consequentemente, aumento de ganhos”, diz o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Entre as atrações, o visitante vai encontrar espaços modelo de:

Oficina mecânica de sucesso– o local terá toda a organização, equipamentos, sinalização de um estabelecimento dessa natureza. O visitante será orientado sobre como dispor cada elemento na oficina, atender com qualidade, fazer o descarte correto de óleo e outros resíduos, conhecer tendências da cadeia automotiva, entre outros assuntos vitais do funcionamento do negócio.

E-commerce de sucesso – espaço no formato de um grande notebook, a partir de uma interação virtual, vai simular a concepção e operação na loja virtual. O visitante vai vivenciar todos os processos de funcionamento de um comércio online, custo de montagem, por exemplo, sendo útil tanto para quem já atua no segmento quanto para quem só tem loja física e está interessado em partir para o universo digital também.

Loja modelo virtual de moda – serão apresentadas técnicas de visual merchandising, ou seja, a disposição adequada que um estabelecimento do setor deve ter para atrair o consumidor e concretizar vendas. Acomodado em cadeiras giratórias, o visitante vai conhecer cada detalhe de uma loja modelo por meio de óculos de realidade virtual 3D.

Salão de beleza emotion – neste salão de beleza modelo, o objetivo é mostrar como o empreendedor pode proporcionar uma experiência positiva ao cliente a fim de fidelizá-lo. Haverá orientações para cada etapa de atendimento, inclusive do diagnóstico do cabelo feito com equipamento próprio, espaços de manicure, maquiagem, barber shop e visagismo. Também será abordada a organização de recepção, lavatórios, bancada, caixa e estratégias para a venda de produtos. Outros assuntos presentes são a lei do salão parceiro, que envolve contratação de profissionais e a certificação técnicas da ABNT.

Minimercado de Sucesso – aqui, o visitante vai ficar por dentro de como administrar um mercado de bairro, aprimorando vários aspectos como gestão de estoque, atendimento, mix de produtos, além de práticas e processos sustentáveis. Ele também vai receber dicas para organizar o estabelecimento a fim de torná-lo mais interessante ao olhar do consumidor, sem perder o foco na rentabilidade.

Papelaria de sucesso – o espaço vai mostrar como manter uma papelaria que chame a atenção do consumidor, com fachada e vitrine bem montadas, produtos corretamente dispostos e armazenados e otimização do espaço interno. No local, haverá uma roda gigante com produtos expostos, fazendo a visita ficar ainda mais interessante. Entre as orientações oferecidas na papelaria, estarão maneiras gerir o estoque com software, uso de mobiliário próprio, explicações sobre o Código de Defesa do Consumidor e oferta de serviços no ponto comercial.

Restaurante de sucesso – O interessado em investir no setor de alimentação fora do lar vai ter a oportunidade de conhecer um restaurante saudável multisserviço composto por bar e café; salad bar; bufê; estação de grelhados e hambúrguer; massas e risotos; pizza bar; conveniência com refeições prontas, bebidas, lanches e sobremesas. Serão dadas orientações sobre investimento no ramo, gestão de pessoas, marketing e operações. 

Cine Sebrae – Serão exibidos trechos de filmes de sucesso dos quais é possível extrair ensinamentos para quem tem um negócio próprio. Durante as sessões haverá debates sobre situações vistas na tela e como elas podem servir de exemplo para se aplicar em uma empresa. 

 

Feira do Empreendedor 2017
Quando: de 18 a 21 de fevereiro de 2017, das 10h às 21h
Onde: Parque de Exposições Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1029, São Paulo, SP
Inscrições antecipadas e outras informações em: https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br
ou 0800 570 0800

Entrada franca. Evento proibido para menores de 14 anos mesmo acompanhados dos pais ou responsáveis. Também não será permitida a entrada de animais. 

Voltar